Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Duas tentativas de homicídio são registradas na área do 7° BPM


Duas tentativas de homicídio foram registradas pela Polícia Militar nas ultimas 24 horas na área jurisdicionada pelo 7° BPM, na cidade de Almino Afonso/RN, por volta das 16h00min, desta segunda-feira (28), a pessoa de Iran da Silva Oliveira, caminhava  pelo bairro do Açude, quando foi surpreendidos por dois malévolos em uma motocicleta que efetuaram vários disparos de arma  de fogo, contra a vitima, o qual foi atingindo por dois tiros, sendo um em um dos pés e outro na mão direita, a dupla fugiu sem ser identificados e Iran foi socorrido para uma unidade de saúde local.

 No período noturno desta segunda-feira(28), por volta das 21:00 horas, no Sítio Saquinho, zona rural de FRANCISCO DANTAS/RN, a pessoa de José Josemar dos Santos Borges , 40 anos, residente em FRANCISCO DANTAS/RN, deslocou-se ao referido sítio e efetuou um disparo de arma de fogo, tipo bate-bucha contra o jovem José Nilton da Silva, 23 anos, o tiro não chegou a atingir a vítima.
Fonte: Blog Nosso Paraná
http://nossoparanarn.blogspot.com.br/2013/01/duas-tentativas-de-homicidio-sao.html

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Falta d´água castiga município de Dr. Severiano na região serrana

Problema da falta d´água atinge o campo e a cidade que vivem do abastecimento de açudes
A estiagem prolongada vem agravando a situação do campo em inúmeros municípios e, em alguns casos, a falta d´água está atingindo inclusive a área urbana, como é o caso da cidade de Dr. Severiano, localizada na região serrana no Alto-Oeste, cujo abastecimento se processa através de açudes.

Açudes como Bom Sucesso, Pé de Serra e Vassouras, reservatórios essenciais, estão secando rapidamente devido à temperatura alta que castiga o sertão. Outros reservatórios como os artesanais cacimbões já perderam a utilidade, pois estão sem água já há algum tempo.

O agricultor Sebastião Luiz, 43 anos, dois filhos, que mora na localidade rural de Vassouras, afirmou que o desespero é muito grande em consequência da falta d´água. “A gente comprava água para beber, uma pipa até por 40 reais”, lamentou.

A dona de casa Maria da Silva Ferreira, 36 anos, três filhos, disse que vem utilizando da água de um pequeno reservatório na mesma comunidade, que está quase seco. Ele utiliza sistema paliativo como a tradicional lata d´água na cabeça, para levar água para lavar louças, roupas e cozinhar. “Para beber eu compro água mineral, mas sai muito caro”, lamenta.

Ao assumir o comando do município, no início deste mês, o prefeito Carlos Aquino (PSB) se deparou com o problema e o elegeu como prioridade. “Comecei a procurar uma solução rápida”, disse ele, afirmando que procurou de imediato uma forma de amenizar o sofrimento da população. Foi várias vezes a Natal levar o caso ao governo estadual até conseguir, através da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), uma solução provisória.

O único reservatório que dispunha de maior quantidade de água é o açude Carcará, numa propriedade rural. “O dono foi muito sensível e permitiu que a Prefeitura tirasse água de lá”, frisou Carlos Aquino, ressaltando que, através da parceria com a Caern, conseguiu a encanação para um ponto central e de lá fazer a distribuição da água para as residências.

“Hoje podemos dizer que a situação está normalizada momentaneamente”, enfatizou o prefeito, explicando que o volume de água do açude Carcará garante o abastecimento da cidade durante cerca de apenas dois meses. Depois disso, o problema volta certamente com mais agravante, pois se não chover bem até lá não sabe ainda o que fazer.

“Vou bater em todas as portas, vou a governo estadual, a Brasília, mas não posso deixar a população nesse sofrimento”, completou. Segundo Carlos Aquino, o problema só se resolve definitivamente com a perfuração de poços.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, 12 poços foram perfurados na cidade de Luís Gomes, que também recebe o reforço de carros-pipa. A previsão é que sejam perfurados mais 52 poços, até fevereiro, principalmente na região do Alto-Oeste, que apresenta a situação mais crítica. A região do Seridó começa a apresentar cidades com colapso de abastecimento.

Além disso, estão sendo feitas 700 barragens subterrâneas sob a responsabilidade do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER). Outras duas mil barragens estão previstas. A Caern, juntamente com a Semarh e o Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), trabalha para a busca de novas fontes de abastecimento e no planejamento para eventuais necessidades de racionamento.

Para as cidades de Olho D’Água do Borges, FRANCISCO DANTAS e Doutor Severiano, estas duas últimas em situação de alerta, os técnicos da Caern estudam novas fontes alternativas de abastecimento.
No momento, não há previsão para perfuração de poços em Dr. Severiano, que necessita igualmente de poços profundos.

Doutor Severiano localiza-se na região do Alto-Oeste, na microrregião da serra de São Miguel e mesorregião do Oeste potiguar, a uma distância de 426 quilômetros a oeste da capital do Estado, Natal. Ocupa uma área de 108,277 km², sendo que 0,3682 km² estão em perímetro urbano e, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população foi recenseada no ano de 2011 em 6.487 habitantes, sendo então o 95º mais populoso do Estado.

Fonte: Site do Jornal Gazeta do Oeste
http://www.gazetadooeste.com.br/cidades-falta-d%C2%B4agua-castiga-municipio-de-dr-severiano-na-regiao-serrana-8235

sábado, 26 de janeiro de 2013

Cosern decide aplicar redução mínima na tarifa




Um dia após o anúncio de redução das contas de energia, feito em rede nacional de rádio e televisão pela presidente da República, Dilma Rousseff, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informa um novo reajuste nas tarifas cobradas pelo uso da energia elétrica no país. A novidade foi  repassada extraoficialmente na reunião, que termina hoje em Brasília, entre Aneel e conselheiros de consumidores de energia elétrica de todo o Brasil. O anúncio oficial deverá ser feito nos próximos cinco dias e, logo em seguida, serão divulgadas os índices de cada concessionária. No Rio Grande do Norte, a tarifa não passará por reajuste esse ano, afirma a Cosern. O motivo é a Revisão Tarifária Periódica em curso e que deverá ser concluído pela Agência Nacional de Energia Elétrica no próximo mês de abril.

O representante do Procon Estadual dentro do Conselho dos Consumidores de Energia Elétrica, Araken Farias, participa da reunião e destaca a incoerência dos atos. “Ficou todo mundo abismado com o anúncio que chega um dia depois do que foi feito pela presidente”, diz. O reajuste tarifário é anual e busca restabelecer o poder de compra da receita obtida pelo concessionário. “Já que o reajuste é programado, os cálculos deveriam ter sido antecipados e anunciados juntamente com o desconto. O temor é que esse desconto anunciado pelo governo Federal soe como uma enganação”, reclama.

Segundo a Cosern os mecanismos de Revisão Tarifária Periódica, que ocorre a cada cinco anos, e Reajuste Tarifário Anual, não ocorrem no mesmo ano. “O reajuste e as revisões são mecanismos pelos quais as tarifas de energia elétrica podem ser alteradas. Estão previstos nos contratos de concessão e permitem a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro das concessionárias, conforme a lei”, destaca nota emitida pela assessoria de imprensa da companhia de energia.

DESCONTO - A Aneel divulgou qual será o percentual de desconto para cada distribuidora do país no final da tarde de ontem. As distribuidoras do Nordeste adotaram desconto que permaneceram na casa de pouco mais de 18%. Nenhuma atingiu a marca de 19%. A Cosern, e mais três companhias de energia nordestinas adotaram a redução mínima, estipulada em 18%. A Coelba, concessionária da Bahia, é a que vai praticar maior percentual de desconto nas contas de energia: 18,96%. Segundo o governo Federal, isso ocorre porque cada empresa pratica uma tarifa diferente - em função das peculiaridades de cada concessão.

A Cosern negou impacto financeiro provocado pela redução da tarifa de energia elétrica. “A diminuição da tarifa de energia elétrica, prevista na Lei 12.783 de 11/01/13, será possível em função da redução dos custos da energia comprada e dos encargos e tributos do setor elétrico. Portanto, não haverá influência dessa redução sobre o planejamento de investimento e manutenção do sistema elétrico da Cosern”, informou em nota.

A redução do custo da eletricidade anunciado pela presidente Dilma Rousseff entrou em vigor desde ontem em todo Brasil. Para os consumidores residenciais, o corte mínimo será de 18%, acima dos 16,2% estimados em setembro do ano passado, quando foi anunciada a proposta de renovação antecipada das concessões do setor elétrico com redução no valor da tarifa cobrada pelas empresas. Para as indústrias, o corte será de até 32%, superando os 28% projetados anteriormente.

Fonte: Blog do jP
http://www.blogdojp.com.br/5060

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Técnicos da Emater-RN recebem treinamento para atuarem no Plano Brasil sem Miséria

Vinte e oito técnicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte, (EMATER-RN) participam de uma capacitação voltada para o trabalho com agricultores familiares. Após o treinamento os técnicos realizarão ações durante 30 meses, beneficiando 1.900 produtores rurais do Alto Oeste potiguar.

A orientação para agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) é oferecida a todas as instituições que venceram chamadas públicas para atuarem com famílias rurais em situação de extrema pobreza. A Emater-RN foi a vencedora no Estado, após concorrer com outras instituições que também prestam os serviços de Ater.

As temáticas abordadas nas aulas caminham entre; concepções pedagógicas para atuação com a Ater, abordagem sobre projetos de inclusão produtiva, dimensão da pobreza rural: estratificação, diversidade, segurança alimentar e acesso à terra. Além de trabalhar as raízes históricas das desigualdades no meio rural.

Os recursos envolvidos são da ordem de R$ 3.591.177,02 e os serviços da Ater compreenderão o planejamento, a execução e avaliação de atividades individuais e coletivas com o objetivo de dar oportunidade de acesso às políticas públicas dessas famílias rurais que vivem na extrema pobreza, contemplando a inclusão produtiva, a promoção da segurança alimentar e o incremento da renda.

Para executar os projetos produtivos, essas famílias receberão um fomento a fundo perdido de R$ 2.400,00, pagos em parcelas semestrais durante dois anos. Os recursos podem ser usados para a aquisição de insumos e equipamentos, como também sementes da Embrapa. Os recursos estão previstos no Plano Brasil sem Miséria (PBSM) e serão aplicados pelos beneficiários a partir do diagnóstico a ser feito pelos técnicos da Emater-RN.

Na primeira fase, serão atendidos os municípios de Água Nova, Alexandria, João Dias, José da Penha, Major Sales, Pilões, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, São Miguel e Tenente Ananias. Já a segunda fase contemplará os municípios de Almino Afonso, FRANCISCO DANTAS, Lucrécia, Martins, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Serrinha dos Pintos, Taboleiro Grande e Viçosa.

As aulas acontecem no Centro de Treinamento da Emater-RN (Centern) de São José de Mipibu, entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro de 2013. Os Ministrantes são representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), vindos do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia.

Fonte: Site do Governo do RN
http://www.rn.gov.br/imprensa/noticias/tecnicos-da-emater-rn-recebem-treinamento-para-atuarem-no-plano-brasil-sem-miseria/13902/

É triste mais é verdade o açude tesoura está assim

É lamentável a situação  que se encontra o acude Tesoura na cidade de Francisco Dantas.





































Fonte: Blog Dantense News
http://dantensenews.blogspot.com.br/2013/01/e-triste-mais-e-verdade-o-acude-tesoura.html

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Semarh realiza eleição dos membros do Comitê da Bacia do rio Apodi-Mossoró


O Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), realiza nesta quarta-feira (16) em Pau dos Ferros, a primeira plenária para escolha dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Apodi-Mossoró (CBH Apodi-Mossoró). O evento acontecerá às 9h na Kandice Recepções, na rua Antônio Feitosa, 80, no Bairro Paraíso.

O Secretário da Semarh, Gilberto Jales, participará do encontro juntamente com os prefeitos dos municípios integrantes da bacia, já que essa plenária será para a escolha dos representantes do Poder Público Municipal . “ A presença dos representantes das prefeituras é essencial para atestar a participação democrática da sociedade e promover ainda a gestão eficiente da água na bacia, a sua preservação e conservação", disse Jales.

O processo de escolha dos membros do comitê continua nesta quinta-feira (17) na cidade de Apodi, onde acontecerá a plenária que decidirá os integrantes da Sociedade Civil e nesta sexta-feira (18) em Mossoró, onde serão escolhidos os membros do setor de Usuários de água.

De acordo com as normas do processo eleitoral, a formação do Comitê deve ser composta com 30% pelo poder público, 40% por usuários de água e 30% de membros da sociedade civil, totalizando 60 vagas, sendo 30 titulares e 30 suplentes. A assembleia de posse dos membros eleitos está prevista para acontecer no dia 21 de fevereiro, em Mossoró.

A Fundação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN) foi  contratada pela Semarh para organizar os encontros regionais e as plenárias para a eleição dos membros do Comitê. A criação de Comitês é uma das metas do Programa Semiárido Potiguar – PSP, financiado pelo Banco Mundial através de um acordo de empréstimo com o Estado do Rio Grande do Norte.

Os municípios da Bacia do rio Apodi/Mossoró são: Açu, Mossoró, Água Nova, Alexandria, Almino Fonso, Antônio Martins, Apodi, Areia Branca, Baraúna, Campo Grande, Caraúbas, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Felipe Guerra, FRANCISCO DANTAS, Frutuoso Gomes, Governador Dix-sept Rosado, Grossos, Itaú, Janduís, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Olho D’água do Borges, Paraná, Paraú, Patu, Pau dos Ferros, Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, São Miguel, Serra do Mel, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Umarizal, Upanema, Vinha Ver e Viçosa.

O que é um Comitê de Bacia Hidrográfica?

É um órgão colegiado com funções deliberativas, normativas e consultivas composto pelo poder público federal, estadual, municipal, usuários de água e sociedade civil com o objetivo principal de gerenciar águas na bacia onde atua.

O governo Rosalba Ciarlini tem a intenção, de até 2014, criar comitês de bacia em todos os rios de domínio do estado do Rio Grande do Norte. Atualmente, o estado só conta com três comitês formados e um em processo de instalação, que é exatamente o do rio Apodi-Mossoró.

Fonte: Site do Governo do RN
http://www.rn.gov.br/imprensa/noticias/semarh-realiza-eleicao-dos-membros-do-comite-da-bacia-do-rio-apodi-mossoro/13801/

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Governo do Estado trabalha em ações de enfrentamento à seca



Obras estruturantes, monitoramento de mananciais e a busca de fontes alternativas de abastecimento estão entre as medidas tomadas pelo conjunto de órgãos do Governo do Estado para o enfrentamento da estiagem. As cidades que estão com os sistemas sem condições de captação de água são 12, a maioria no  Alto Oeste do Rio Grande do Norte. A escassez de água afeta diretamente 122 zonas rurais de municípios no Estado que estão sendo atendidos por carros-pipa.

O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, explica que medidas foram tomadas antes mesmo da confirmação da estiagem. E neste momento, afirma o secretário, a situação está sendo acompanhada de perto. "As soluções serão dadas de forma particular em cada caso. É preciso agir caso a caso", lembra o secretário afirmando que as peculiaridades das áreas devem ser respeitadas nestas avaliações.

Uma destas soluções é o monitoramento dos mananciais de abastecimento para tomada de decisões. Além do planejamento dos órgãos responsáveis, Jales lembrou a necessidade da população estar engajada em poupar água. "É um momento sério de seca em que a sociedade também deve estar mobilizada. Não adianta juntarmos esforços neste momento e as pessoas usarem água tratada para outros usos que não o de abastecimento", ressalta o secretário.

A Semarh e o Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) são responsáveis pela gestão que disciplina os usos da água dos mananciais do Estado. Em períodos de estiagem, como o que o Rio Grande do Norte atravessa, a prioridade é o abastecimento. Por este motivo, quem retira água para irrigação, por exemplo, deve estar outorgado, ou seja, autorizado para este fim. No momento em que os mananciais atingem níveis de alerta, as atividades com o uso da água devem ser suspensas, para garantir o abastecimento humano e animal.

O secretário Gilberto Jales lembra que na próxima semana a Semarh e o Igarn estarão em São Miguel, onde o manancial está em nível de alerta, para averiguar os usos do manancial da cidade. Na barragem Passagem das Traíras, na Região do Seridó, já houve fechamento para o melhor planejamento do uso da água. O primeiro trecho da Adutora do Alto Oeste, com 70 quilômetros de extensão, que atende as cidades de Luís Gomes, Major Sales, Água Nova e Rafael Fernandes, está em teste. Com a conclusão dos serviços observados durante os testes, a adutora passa a funcionar normalmente neste trecho.

A Semarh perfurou 12 poços na cidade de Luís Gomes, que juntamente com os carros-pipa estão fazendo o abastecimento naquela cidade. Serão perfurados mais 52 poços, até fevereiro, principalmente na Região do Alto Oeste, que apresenta a situação mais crítica no Estado em relação a abastecimento. A Região do Seridó começa a apresentar cidades com colapso de abastecimento.

Estão sendo feitas 700 barragens subterrâneas sob a responsabilidade do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Outras duas mil barragens estão previstas. A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e da Pecuária é a responsável pelas ações de convivência com a seca junto aos agricultores.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) é responsável pelo abastecimento das cidades do Rio Grande do Norte. Das 152 cidades atendidas pela Companhia, 12 estão com suas fontes de abastecimento, que são açudes e poços, sem condições de captação de água. São elas: Luís Gomes, Riacho de Santana, Água Nova, Pilões, João Dias, Antônio Martins, Olho Dágua dos Borges, Serrinha dos Pintos, Doutor Severiano, Equador, Carnaúba dos Dantas e São José do Seridó.

A Caern trabalha em conjunto com a Semarh e o Igarn para a busca de novas fontes de abastecimento e o planejamento para eventuais necessidades de racionamento. Para as cidades de Olho D'água dos Borges, FRANCISCO DANTAS e Doutor Severiano, estas duas últimas em situação de alerta, os técnicos da Caern estudam novas fontes alternativas de abastecimento. Nas cidades em que as possibilidades foram esgotadas, a Caern informa aos municípios para que os mesmos se habilitem junto à Defesa Civil Estadual para o recebimento de carros-pipa.

Defesa Civil Estadual

O Governo do Estado por meio do Decreto nº 22.637, de 11 de abril de 2012, declarou situação de emergência em 139 municípios do Rio Grande do Norte, afetados por desastres naturais relacionados com a intensa redução das precipitações hídricas em decorrência da estiagem. O documento também destaca outras considerações como, a falta de água para a produção agrícola e pecuária, bem como para o consumo humano e animal na zona rural.  Atualmente são 142 municípios em situação de emergência.

O processo de situação de emergência e/ou estado de calamidade pública tem como objetivo principal identificar o número de afetados, prejuízos e danos inerentes aos desastres ocorridos no município, através dos preenchimentos de formulários, declarações e outros documentos correlatos. Este processo é instruído pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e deve ser encaminhado à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do RN.

A Defesa Civil Estadual (Cedec), órgão da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), tem como missão promover, coordenar e supervisionar as ações de prevenção e preparação para as emergências e desastres capacitando os agentes de proteção civil para as ações de resultados desastrosos ou prejudiciais, ao Estado ou à sua população, e de resposta e atendimento às necessidades da população, decorrentes de situações de emergência ou estado de calamidade pública.

Segundo o coordenador Estadual da Defesa Civil, Ten. Cel. BM Acioli, para receber recursos federais o município precisa criar por Lei a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compedec). "A Cedec em parceria com a Defesa Civil Nacional visitou os 139 municípios em Situação de Emergência. Nosso objetivo é avaliar os danos causados pela estiagem, o abastecimento pelos carros pipas, sistema de cisterna e a estrutura montada pela prefeitura para auxiliar a população", informou o coordenador.

De acordo com a Cedec, 123 municípios criaram por Lei Municipal a Compedc. O Coordenador da Cedec, Ten. Cel. BM Acioli, enfatiza a importância da criação da Compedc. "É preciso que as prefeituras se conscientizem que o trabalho da Defesa Civil também é de prevenção e que as coordenadorias municipais precisam ser criadas para auxiliar o município em períodos como este. Também é necessário a criação do Comitê de Fiscalização Municipal que irá cooperar de forma integrada com as ações do carro pipa do Governo do Estado", informou o Coronel.

A Operação Carro Pipa do Governo do Estado contempla 28 municípios que não estão sendo beneficiados pela Operação Pipa do Exército. Os recursos são provenientes do Governo Federal, por meio do Ministério da Integração, e foram disponibilizados para atender os municípios afetados pelo longo período de estiagem.

O município que necessitar de apoio e orientação pode entrar em contato com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, por meio do telefone 3232 -1769 ou 3232-1762, como também pelos e-mails: defesacivil@rn.gov.br e cedec.rn@gmail.com.

Fonte: Site do Governo do RN
http://www.rn.gov.br/imprensa/noticias/governo-do-estado-trabalha-em-acoes-de-enfrentamento-a-seca/13775/

Imagens do jogo de futebol festivo organizado por Sinvandio Guerra que foi realizado ontem (12/01), na cidade de Taboleiro Grande/RN







































Fonte: Blog do Eugênio Freitas
http://blogeugeniofreitas.blogspot.com.br/2013/01/imagens-do-jogo-de-futebol-festivo.html