Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Estiagem : população fazer sua parte na economia de água

A orientação dos técnicos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) é que a população use água de forma racional, pois a falta de chuvas está fazendo os mananciais de captação baixarem de volume. A estiagem, agravada pela evaporação dos reservatórios, reforça a importância do bom senso no uso do líquido. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), um dos organismos que acompanha o período de seca no Nordeste, divulgou esta semana que o volume de chuva nas principais bacias da região é o pior em 83 anos.

O poder público estadual tem realizado diversas ações para o enfrentamento da seca. Com recursos dos governos federal e estadual, e do Banco Mundial, a Caern em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizam investimentos em adutoras e sistemas de abastecimento que envolvem R$ 536,8 milhões. Desse valor, R$ 329,5 milhões estão sendo aplicados em obras em andamento. Quinhentas mil pessoas padecem no Rio Grande do Norte no atual período de estiagem. Segundo dados do Governo do Estado, a falta de chuvas no Estado atinge 83% do rebanho bovino e 92% da população de ovinos e caprinos do território potiguar.

Independentemente de o usuário ser do interior ou da capital, a postura de acabar com o desperdício deve ser cotidiana, um exercício diário para não jogar pelo ralo um produto que recebe tratamento, de alto custo, para chegar às torneiras de mais de 800 mil famílias, e tem a nobre missão de matar a sede de mais de 2 milhões de potiguares. O gerente de qualidade do Produto e Meio Ambiente, Afonso Holanda, lembra que a equipe de Educação Ambiental da Gerência de Qualidade da Água e Meio Ambiente (GQM) tem desenvolvido diversos trabalhos educativos para conscientizar a população.

EDUCAÇÃO

Entre eles, o "Caern nas Escolas" e ações continuadas de educação ambiental, envolvendo a sociedade de forma participativa, visando sensibilizar a consciência ambiental correta para o uso racional da água. Mais de 2 mil alunos da rede pública e privada da capital participaram do programa em 2012. Em vários municípios do interior, a equipe de Educação Ambiental da empresa tem levado orientações sobre o uso correto e sustentável do líquido em Mossoró, Acari, Ipueira, São João do Sabugi e Parelhas.

"É importantíssimo que a população colabore com o uso racional da água. Até esse momento as previsões para a quadra chuvosa de 2013 são inseguras e por isso precisamos preservar os nossos reservatórios, evitando desperdícios", acrescenta o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales.

DICAS PARA EVITAR DESPERDÍCIO

Conserte os vazamentos de sua residência

Instale caixa de descarga econômica

Use torneiras econômicas

Não lave calçadas com mangueira

Lave o carro com balde

Se tiver jardim, regue as plantas no período da noite

Evite banhos demorados

Não deixe crianças brincando no chuveiro

Lave a louça da casa de uma vez

Reutilize a água do enxague da máquina de lavar para limpar pisos e calçadas.

Fonte: Site da CAERN
http://www.caern.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/caern/imprensa/enviados/noticia_detalhe.asp?nCodigoNoticia=34576

Nenhum comentário:

Postar um comentário