Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Campanha em Londres 2012 foi a mais premiada do Brasil em Olimpíadas


O Brasil encerra suas participação nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 alcançando o número recorde de medalhas, mas sem conseguir seu melhor desempenho na história. Foram 17 medalhas vencidas nos 16 dias de competição em Londres 2012, duas a a mais do que o obtido nas edições de Atlanta 1996 e Pequim 2008. Apenas três foram de ouro. Mas em quantidade de ouro - que é o primeiro parâmetro na avaliação do desempenho dos países em Olimpíadas - o Brasil termina Londres 2012 sem conseguir repetir o feito de Atenas 2004, quando o país subiu cinco vezes ao lugar mais alto do pódio. O desempenho do Brasil em Londres 2012 foi levemente superior ao previsto pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que esperava que a delegação repetisse a performance de Pequim 2008.

O Brasil começou sua participação nos Jogos de forma arrasadora, conquistando três medalhas logo no primeiro dia de competição - com ouro e bronze para os judocas Sarah Menezes e prata para o nadador Thiago Pereira. Na primeira semana dos Jogos, a natação e o judô receberam a maior parte da atenção da torcida brasileira. Nas piscinas, a prata de Thiago Pereira nos 400m medley aumentou as esperanças de o país conseguir a sua melhor campanha na história da natação. Havia expectativa de que Pereira voltasse ao pódio nos 200m medley e que a maior estrela brasileira da natação - Cesar Cielo - conquistasse medalhas nos 100m e 50m livres. Bruno Fratus e a equipe de revezamento também eram esperanças brasileiras. No entanto, ao longo da semana, os brasileiros mostraram que não estavam à altura dos competidores. Cielo terminou os 100m em sexto. Nos 50m - prova na qual levou ouro em Pequim 2008, estabeleceu o recorde mundial e dominou nos últimos quatro anos - ele terminou apenas com o bronze, sendo superado pelo francês Florent Manaudou e pelo americano Cullen Jones. O primeiro dia arrasador do Brasil em Londres 2012 passou a ser visto como uma exceção. 

Na primeira semana dos Jogos, diversos atletas brasileiros que estavam cotados para subir ao pódio - como o ginasta Diego Hypólito e os judocas Leandro Guilheiro, Tiago Camilo e Rafaela Silva - foram sendo eliminados precocemente em suas competições. O Brasil só voltou a ver medalhas nos últimos dias de competição do judô, com os bronzes de Mayra Aguiar e Rafael "Baby" Silva. No fim de semana, o grande destaque brasileiro surgiu longe da capital britânica, nas águas de Weymouth, no sul da Inglaterra. Robert Scheidt tornou-se o maior medalhista brasileiro da história das Olimpíadas ao conquistar seu quinto pódio consecutivo em Jogos. No entanto, o sentimento para ele foi de alegria e tristeza, já que ele havia começado o domingo com chances de ouro e com a prata praticamente garantida, mas acabou surpreendido pela dupla da Suécia e caiu uma posição na classificação geral depois da última regata da Star. 

Ouro inédito - A última semana de competição começou da melhor forma possível, com o primeiro ouro da história da ginástica artística brasileira. Arthur Zanetti superou o tetracampeão mundial Chen Yibing nas argolas na última apresentação da competição e levou o segundo ouro brasileiro em Londres 2012. 

Aos poucos, os olhos do público brasileiro se voltaram para os esportes coletivos, onde o Brasil começava a chegar às finais. No vôlei de praia, apenas metade das quatro duplas brasileiras conseguiram pódio. Emanuel e Alison foram prata, após derrota para os alemães Brink e Reckermann, e Larissa e Juliana acabaram com o bronze. No sábado, penúltimo dia de competição, grandes surpresas determinaram outras duas medalhas brasileiras. No futebol masculino, após boa campanha nos Jogos, o Brasil foi dominado e derrotado pelo México diante de 86 mil pessoas no estádio de Wembley, e voltou para casa novamente com uma prata. O país segue sem ouro no futebol olímpico, já que a seleção feminina foi eliminada pelo Japão nas quartas-de-final. A segunda surpresa do sábado foi positiva para os brasileiros. Em jogo emocionante, a seleção feminina de vôlei conseguiu vencer os Estados Unidos na final - para quem já havia perdido por 3 a 0 na primeira fase - e levou o terceiro ouro brasileiro em Londres 2012. 

A meta do COB não teria sido alcançada nos Jogos sem o desempenho de um esporte que chegou às Olimpíadas com pouco destaque. O Brasil conseguiu três medalhas no boxe olímpico, desempenho só inferior ao judô brasileiro em Londres 2012. Depois de 44 anos sem subir ao pódio, o Brasil conquistou uma prata, com Esquiva Falcão, e dois bronzes, com Adriana Araújo e Yamaguchi Falcão. Esquiva chegou à primeira final olímpica do Brasil no boxe e Adriana conseguiu uma medalha nos primeiros Jogos em que mulheres lutaram boxe. 

A última semana também foi marcada por uma grande decepção. O Brasil não conseguiu subir nenhuma vez ao pódio no atletismo, onde são disputadas algumas das modalidades mais nobres das Olimpíadas. O brasileiro Marílson dos Santos chegou na quinta colocação na maratona, realizada neste domingo, e o Brasil ficou fora do pódio, dominado pelos atletas africanos. E, no vôlei masculino, após abrir 2 sets a 0 contra a Rússia na final, o Brasil permitiu a reação do adversário e a Rússia levou a medalha de ouro. A seleção masculina não conseguiu repetir o feito da seleção feminina e ficou com a prata. 

No último dia dos Jogos, horas antes da cerimônia de encerramento, Yane Marques terminou em terceiro no pentatlo moderno, conquistando mais um bronze para o Brasil - a 17ª e última medalha da campanha de Londres 2012, a melhor da História do país.

Fonte: Site do Terra
http://esportes.terra.com.br/pequim2008/interna/0,,OI6074575-EI10378,00-Campanha+em+Londres+foi+a+mais+premiada+do+Brasil+em+Olimpiadas.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário